Trabalhar remotamente na pandemia do coronavírus significa que muitos de nós estamos usando nossas conexões de internet mais do que nunca e contamos com essa conexão de Wi-Fi da internet para ser o mais forte e consistente possível.
Afinal, o que pode ser mais frustrante do que perder o Wi-Fi no meio de uma reunião ou projeto importante? Em muitas áreas, podemos não ser capazes de controlar qual empresa é nosso provedor de serviços de Internet, mas podemos fazer alguns ajustes em nossas configurações de Wi-Fi que podem melhorar nossa experiência de home office.
Veja também:
- Singapura: conheça Tengah, a cidade ecológica ‘inteligente’ com 42.000 casas
- Edifício mais alto do mundo: entenda o projeto do Burj Khalifa e como ele é dividido
- 6 passos simples para você limpar sua televisão da maneira certa
Aqui, pedimos aos especialistas em tecnologia que sugerissem dicas para melhorar o sinal e a velocidade do Wi-Fi:
Verifique a localização
Uma das maneiras mais fáceis de melhorar sua conexão Wi-Fi é colocar o roteador no melhor local da casa. Mas onde fica isso? Bem no centro da sua casa ou pelo menos onde você pretende se conectar ao Wi-Fi na maioria das vezes.
“Por exemplo, se a casa tem dois andares e você tende a usar o Wi-Fi em toda a casa, o roteador deve estar no segundo andar e mais próximo do centro para que o sinal possa ser transmitido por toda a casa”, diz Laura Maiuri, especialista em tecnologia da informação e engenheira de rede certificada. Você pode precisar descobrir como reconectar seu roteador em um novo local se não souber como fazer isso sozinho, mas definitivamente procure o melhor cômodo da casa para suas necessidades de uso.
Estenda o Sinal
Antes de usar o Wi-Fi em toda a casa é difícil encontrar um local ideal para colocar seu roteador por causa de onde as ligações elétricas estão localizadas. Outra maneira de melhorar sua conexão Wi-Fi é estender o alcance do sinal. Repetidores podem conectar até 10 dispositivos e cobrir 74 metros quadrados. Isso significa que o sinal de Wi-Fi permanece forte mesmo que você esteja a várias centenas de metros do roteador real. Imagine ser capaz de trabalhar em um escritório ao ar livre ou naquela sala silenciosa que fica muito, muito longe do resto da casa ocupada (e barulhenta).
Mudar de canal
O Wi-Fi da sua casa é, na verdade, uma frequência do sua companhia de internet e redes sem fio. As frequências Wi-Fi têm bandas de frequência ainda menores, chamadas de canais, e esses canais podem ficar obstruídos com interferências que afetam a intensidade geral do sinal e a eficácia das transmissões de dados.
Então, se o seu canal estiver congestionado com tráfego, você pode mudar o canal do seu roteador para um melhor, o que vai melhorar o seu wi-fi. Mas como saber qual é o melhor canal? Dependendo do seu provedor, o roteador pode ter uma configuração que pode determinar automaticamente o melhor canal e tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão ou ativar a configuração.
Consulte o manual do seu roteador para saber como mudar seus canais. Cada roteador será ligeiramente diferente.
Veja também:
- Casas conectadas: economia e segurança são pontos fortes das casas inteligentes
- Fechadura digital: conheça os principais modelos, funcionamento e vantagens
- Nova linha de ar-condicionado sem vento chega ao mercado; saiba mais
Foto: Vlada Karpovich
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br